top of page

O predinho azul

a história de um lar para quem não tinha 

O “predinho azul”, como é chamado, fica na comunidade do Sol Nascente, na Região Administrativa de Ceilândia (DF). É resultado da luta de algumas pessoas em situação de rua e do Centro Pop. Com base no decreto distrital nº 35.191/2014, que visa à concessão de casas populares às pessoas em vulnerabilidade, a obra foi feita pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB). 

 

A seleção dos moradores ocorreu por meio de estudos baseados em uma metodologia de análise com os seguintes critérios: se possuem cadastro na CODHAB, se recebem benefício do Estado e se são acompanhadas pelo Centro Pop. 

 

A edificação entregue não corresponde ao projeto aprovado pela Central de Aprovação de Projetos (CAP). O prédio teria seis apartamentos, mas na construção a antiga administração aumentou a quantidade para 12. Atualmente, só nove apartamentos estão ocupados, mas para a situação se regularizar e voltar ao projeto inicial, três moradores vão ser realocados para outros imóveis da CODHAB. 

 

A CODHAB informou que as instalações elétricas estão irregulares, mas depois da reforma e regularização do condomínio cada morador terá que pedir acesso a esses serviços. Não há previsão para a normalização da construção, as obras devem começar em janeiro de 2020.

POR LORENA CABRAL

kisspng-shower-computer-icons-bathroom-s
bottom of page