top of page

rUA 19, VICENTE PIRES

A rua 19 é considerada área de risco pela Defesa Civil por estar próxima do córrego Vicente Pires, que dá nome à Região Administrativa. Na época das chuvas, com a falta de captação pluvial, as enchentes inundam a área.

 

A Terracap contratou um estudo ambiental do córrego para definir as áreas com aptidão para regularização com base na condição do solo. Os terrenos desocupados com características ambientais que não permitem ocupações foram considerados áreas intangíveis. Trata-se da área de preservação permanente, uma faixa de 30 metros de cada lado do córrego que inclui as nascentes, veredas (plantações de buritis permanentemente encharcadas). Uma lei de 2012 permite, em caso de regularização de ocupações irregulares, flexibilizar o limite de 30 metros da faixa para até 15 metros, a partir do bolso d’água.

 

As pessoas que moram nessa região compraram os lotes como qualquer morador e têm direito a uma infraestrutura completa, com asfalto, água tratada e captação pluvial. No entanto, a área não permite intervenções urbanas devido ao impacto ambiental. Isso vale para toda a região de Vicente Pires, inclusive onde há moradores com poder aquisitivo maior.

POR INGRA FERNANDES

school-png-icon-3.png
bottom of page